O Amigo e a Parede.... Quem você é?



É possível ser amigo de uma parede?

Uma pessoa atenciosa, que gosta de conhecer os seres diferentes, um dia decide fazer amizade com uma parede, dotado de total consciência, não era um louco, tentava apenas descobrir do que é feita uma amizade verdadeira... E nada melhor do que pedir a opinião de uma parede para o assunto, pois se elas tem ouvidos tudo sabem.. Já dizia o ditado...

Então um belo dia ele se apresenta...

—    Oi tudo bem? Chamo-me Amigo e você deve ser a Parede estou certo?

—    Sim, sim eu sei... Sempre passo por aqui... Te vejo, hoje resolvi parar e conversar um pouco....

—    Então que anda fazendo?

......

—    Como será ser uma parede?

—    Ummm imagino que você conhece todo mundo né!? Ta sempre ouvindo o que todo mundo aqui diz...

—    Parentes? A elas ali? Que se ligam com você? Ummm....

—    Bom, vou indo, amanhã eu volto e converso mais... Vou te trazer algumas coisas que eu gosto de fazer... Traz também ai vemos o que temos em comum.

Então o Amigo, visita à parede dia a pós dia, conta sobre sua vida, o que pensa sobre o mundo, mostra para Parede todas as suas qualidades, ele sente que esta agradando, afinal, a Parede nunca ia embora, ficava para ouvir, sugava-lhe informações.

Com o tempo e com intimidade, o Amigo presenteia a Parede com palavras, carinhos, e a Parede concedia um pouco de si para o Amigo, mas sempre impessoal e fria, parecia sempre se aproveitar do pobre Amigo. Que ingenuamente continuava a se dedicar a essa amizade que ele sabia no fundo não ter futuro... Mesmo assim continuava.

Havia algo na parede que o seduzia, sua dureza talvez, sua imponência... Talvez por que a parede parecia saber muitas coisas, mas só dizia o que lhe convinha.

O Amigo começa a se perguntar se valia a pena aquela amizade, será que estavam sendo amigos?

Ele já conhecia todo o jeito da Parede, sabia o que ela gostava e não gostava, se dedicava a ela. Sempre indo visitá-la, levando sempre o um pouco de si próprio e recebendo tão pouco da Parede, mas ela nunca ia atrás dele, não deixava recado se ele não deixava, contava tanto da sua vida quanto a qualquer outra pessoa, não demonstrava carinho nem afeição, nenhuma palavra que tivesse um sentimento, usando sempre de tons insípidos, a parede era fria e dura. Mas estava lá, quando o Amigo ia vê-la.

Ele então começa a se distancia, tenta achar a verdade, mas percebe, a Parede não se mostra tão interessada nessa amizade quanto ele... Em momentos parece que sim. Em outros...

Ele passa a esperar a Parede que nunca vem, ele nem sabia se ela estava lá, realmente... Não se podia ser amigo de uma Parede, que não mostra seus sentimentos, que se esconde atrás de tintas e tintas (mascaras e mascaras), que num momento mostra um lado, mas em outros momentos é totalmente diferente.

Ele então decide conceder uma ultima chance a Parede, mas parecia que o já tinha a resposta: não é possível um ser humano em sã consciência ser amigo de uma Parede. Tinha isso certo em sua cabeça, pois com esse relacionamento descobriu o que é a verdadeira amizade.

Uma amizade de verdade é feita de trocas, não de pedidos, nem suplicas, mas sim de consentimento e recompensas, a amizade verdadeira é maior do que a justiça, pois entre amigos se torna desnecessário o pensamento de justiça, pois existe o comprometimento o sentimento de dar e receber.

Por isso, entre amigos existe a troca de conversas, experiência, sonhos, desejos, segredos, compromisso, conselhos.

A Parede, nunca será uma amiga de verdade, muito relapsa em sua relação, não levava em conta os sentimentos do Amigo, nem ao menos dizia o que realmente pensava, era um escudo apenas, ela era apenas a Parede, os conselhos do Amigo batiam nela e caiam, e caiam também a preocupação e a demonstração de afeto do Amigo, ele contava suas experiências, mas a Parede não debatia, ela conhecia seus sonhos, mas ele não sabia os dela, nem dos sentimentos que ela tinha. Dura...

Não....

Não se pode ser amigo de uma parede.

Ao menos que você queira dedicar-se a alguma coisa que nunca vai lhe render nenhum sentimento real.

Quando então uma pessoa se torna uma parede?

quando esquece que as pessoas a sua volta precisam mais do que uma barreira contra o total frio do tempo. e sim de um aquecedor de reciprocidade.

e então??

***Jogador*** (buscando objetivos)

Comentários

  1. vc diz q busca objetivos...
    mas pelas suas palavras já tem uma idéia e uma opinião formada....
    vc não deixa escolha....ou um talvez...
    vc coloca que é isso e pronto....
    mas vc nunca sabe...ninguém nunca sabe.....
    as pessoas só se tornam amigas pelo simples fato de serem diferentes....
    aprendem umas com as outras pequenas e grandes coisas.....
    a verdade de um não é a verdade do outro.....
    vc só vê um lado....
    acho que é aí que vc erra....
    falar que uma parede não pode ser amiga é subjulgar demais sem ver o q ela pensa....
    tudo na vida tem um motivo pra ser ou estar....
    para uma pessoas se tornar uma parede com certeza ela tem seus motivos....
    agora  dizer que ela é assim,em outras palavras,pq só se preocupa com seu umbigo,
    ou pq não tem sentimentos aí já é querer demais de minha pessoa.....
    cada ser tem uma forma de mostrar o q sente e o q pensa....
    á vezes não entendemos...
    ou não gostamos....
    mas aprender a conviver com isso é o motivo de tentarmos viver em sociedade....
    por mais q eu ache q algumas pessoas não nesceram pra isso....

    ResponderExcluir
  2. oi ...seu space ta legal passa la no meu depois vc sera bem vindo...e axu q sou o tipo de pessoa q nasci p nao viver em grande grupos de pessoas....pq e  estando sozinha q consigo ver como fico tranquila comigo mesma...e é assim que muitas pessoas se sentem...nao krem estar em grupos com muitas amizades mas nao tem coragem de falar pq sabe q vai magoar, decepcionar.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Discutindo o racismo texto 3 – Nosso cabelo não é ruim, duro ou Bombril – ou o preconceito nas escolas.

Discutindo o racismo texto 2 - Desconstruindo Ruth Catala

O que tenho é a Saudade, e dela nada pode se fazer.