Das piadas na caverna até os memes do Whatsapp


Foi assim com o e-mail também, aos poucos uma ferramenta de utilidade na comunicação, vai sendo invadida por conteúdo inútil.
A febre na época eram os power points animados, com música e glitter. Eram todo tipo de mensagem, auto-ajuda, fé, segurança pessoal, variadas historias mentirosas sobre drogas, doações para curar doenças raras e claro, correntes.

No Whatsapp, não demorou nada pra esse tipo de coisa acontecer, a facilidade multimídia de hoje é tão mais simples!
Os grupos do Whats parecem que já foram criados pensando em ser o próprio inferno, a oficina do "capetinha do Spam."
Em uma semana em grupos que você foi adicionado (às vezes por vontade, outras não) e seu celular estará lotado de imagens que pretendem fazer graça utilizando, gordos, feios, velhas, pobres, negros ou gays, as vezes um combo de todos eles, videos de criancinhas, gatos e idiotas em panico xingando alguém do PT.
Mas na verdade a ideia era separar grupos de interesse e facilitar a comunicação entre eles.

O fato deste mecanismo de conversa estar literalmente sempre a mão, nos dá uma ideia errada sobre como utiliza-lo. Por exemplo, não é preciso desejar bom dia a todos os seus grupos pela manhã, isso vai gerar um ciclo de mensagens inúteis! Não é como se todos os seus contatos estivessem no seu quarto quando você acorda. Muito menos envie videozinhos e imagens virais do tipo "este grupo ta muito parado!".

Este é um fato que demorei alguns dias para entender, confesso. Não fiquei dando bom dia, nem nunca compartilhei "piadinhas" de grupo em grupo, mas aproveito para me desculpar com meus amigos, por tentar travar conversas como nos tempos dourados do MSN, rs...

Agora eu entendo que as pessoas sem interesse em conversar antes do whats, continuam do mesmo modo.

Que tal utilizar a ferramenta para marcar um encontro de verdade?
No mundo real a chance de as pessoas se ignorarem como no zapzap é bem menor. Pois, a falsa impressão de disponibilidade também permite que a pessoa do outro lado simplesmente deixe de te responder, muitas vezes não por má intensão, mas por indisponibilidade (geralmente mais mental que física).
Deve ser por isso que os desenvolvedores criaram os dois vistos azuis, assim você sabe que foi deixado no vácuo e vai seguir gostando do aplicativo, transferindo sua raiva e frustração diretamente para o destinatário relapso.

E assim, criamos mais problemas que poderíamos viver sem.

Talvez eu esteja sendo raso, vai ver os homens da caverna já deixavam piadas e mensagens com "aumente seu pênis" nas paredes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discutindo o racismo texto 3 – Nosso cabelo não é ruim, duro ou Bombril – ou o preconceito nas escolas.

Discutindo o racismo texto 2 - Desconstruindo Ruth Catala

O que tenho é a Saudade, e dela nada pode se fazer.